Mudando a versão do Windows 7

Olá, neste novo posto iremos aprender como mudar a versão do seu Windows 7 Starter, Home Basic ou Home Premium para Professional ou Ultimate sem precisar formatar e reinstalar os programas.

Para quem não conhece o Windows Anytime Upgrade vou falar um pouco sobre ele. Desde o Windows Vista a Microsoft criou várias versões do Windows para poder atender todas as classes sociais com isso veio às versões no Windows Vista Starter, Home Basic, Home Premium, Ultimate e Business e também com as limitações de cada versão.

Porém muitos “técnicos de informática” não conheciam e não conhecem o Windows Anytime Upgrade e com isso formatam os computadores quando é comprada uma licença, porém com o Windows Anytime Upgrade você poder atualizar a versão do seu Windows 7 Starter para Professional, Home Basic para Ultimate e como o próprio nome já diz só pode fazer o upgrade (atualizar) e não o downgrade (“rebaixar”) por exemplo Windows 7 Ultimate para Home Basic, Professional para Home Premium.

Requisitos para utilizar o Windows Anytime Upgrade.

Possuir o Windows 7 Starter, Home Basic ou Home Premium original.

Possuir uma licença original do Professional ou Ultimate.

Estar conectado à internet.

Vamos lá, veremos agora com o passo a passo como usar o Windows Anytime Upgrade.

Neste exemplo usei o Windows 7 Home Premium 32 bits que foi atualizado para Windows 7 Ultimate 32 bits. Vale lembrar que a versão Starter não é vendida, você só consegue essa versão comprando um computador em lojas.

Outra informação importante: Não é possível atualizar uma versão 32 bits para uma versão 64 bits, para isso será necessário à formatação.

1 – Clique no botão iniciar do Windows, e logo no topo do menu você verá o Windows Anytime Upgrade conforme a imagem abaixo, caso não esteja vendo clique em todos os programas que ele irá aparecer.

2 – Na primeira tela do Windows Anytime Upgrade ele lhe dará 2 opções para fazer a atualização, sendo a 1ª você poderá comprar online a versão que você mais precisa e a 2ª digitando um serial original da versão que você comprou. Usaremos a 2ª opção.

3 – Agora será necessário que você digite o serial (chave) original do seu produto. O Windows Anytime Upgrade irá verificar online se é original ou não.

4 – Após a verificação, aparecerá à tela para você aceitar os termos de contrato da Microsoft, aperte em Aceito e você será informado que é necessário fechar todos os programas para ocorrer à atualização, clique em atualizar e espere até o seu computador reiniciar.

5 – Após a atualização o computador irá reiniciar e ainda voltará com a versão “antiga”, aguarde e não desligue ou reinicie o computador.

6 – Após a última reinicialização o computador voltará com a versão alterada por você, no meu caso o Windows 7 Ultimate 32 bits.

Henver Rodrigo

MCTS Windows 7

Publicado em 30/08/2011, em Windows 7. Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Pelo tempo da atualização ate que compensa. (+ ou – 10min)
    Faltou mencionar sobre os programas e arquivos do usuários já instalados (se sofrerão ou não alguma alteração).
    Ótimo post rapaz… continue assim… vamos q vamos!

    • Sobre os programas e os arquivos continuaram no mesmo lugar por isso a vantagem de mudar a versão, pois que a Microsoft faz é bloquear os recursos, uma vez que você muda a versão os recursos são liberados.
      Sobre o tempo isso vai depender se o computador estiver atualizado se não ele primeiro baixa as atualizaçãoes antes de mudar a versão.

  2. oi meu nome é roberta. bom eu mudei o sistema do meu not do STARTER para 7,ENTAO NAO SEI O QUE ACONTECEU! O NOTBOOK FICOU LENTO E NAO UQER PEGAR NENHUMA REDE WIFI! me ajudem ,oq eu faço??

  3. diego rosas

    oi estou tentando fazer a atualização do Starter para o Professional, ele passa por todas as etapas, mas quando ele chega no final, na parte da atualização ele para e diz que a atualização falhou, como eu corrijo esse erro ? o que eu devo fazer para conseguir terminar ?

  4. Oi estou tentando fazer a atualização do home basic para o ultimate , mas na parte que pede a chave de atualização onde eu posso encontrar essa chave ? pois eu tenho aqui todos os cd de quando comprei meu pc ..

  5. quando eu clico no windows anytime upgrade o sistema já pula para verificação da chave sem passar pela digitação da chave gostaria de saber como eu chego para digitar essa chave, obrigado. marco

Deixe um comentário

