Removendo dual boot em VHD

Olá, no post anterior ensinei como fazer um dual boot por VHD do Windows 7 e Windows 8. Agora irei ensinar como desfazer esse dual boot facilmente.

Para remover o dual boot siga os seguintes passos.

Na hora de iniciar o computador aparecerá o bootmananger, clique na opção Change defaults or choose other options.

snap018

 

Na tela que apareceu selecione a opção Choose a default operating system.

snap019

E então selecione o Windows 7. O seu computador vai reiniciar e entrar o Windows 7.

snap020

Após ter reiniciado o computador, aparecerá o bootmanager antigo (Windows 7) com as opções Windows 8 Consumer Preview e Windows 7. Com o Windows 7 selecionado aperte o Enter.

snap028

Após entrar no Windows 7 reinicie o computador e entre novamente no Windows 7.

No Windows 7 utilizaremos o DOS para efetuarmos a remoção do dual boot. Abra o Prompt de comando como administrador.

snap021

No Prompt de comando, digite bcdedit e aperte o enter.

snap022

Ao apertar o enter o Prompt irá informar os identificadores de boot, vou selecionar a entrada de boot do Windows 8 CP. Para selecionar no DOS você terá que clicar com o botão direito na tela e clicar em marcar e depois selecionar (arrastando) a entrada do boot conforme a imagem abaixo pressione o Enter para copiar.

snap029

Depois de selecionado e copiado, vamos deletar a entrada de boot do Windows 8 CP com o seguinte comando.

bcdedit /delete “{identificador}”

No identificador você irá substituir pelo identificador que você selecionou anteriormente. Para colar no DOS é só clicar com o botão direito e clicar em colar.

No meu exemplo ficou como a imagem abaixo.

snap030

Pressione o Enter e pronto, agora é Só reiniciar o computador que o seu computador não terá mais o dual boot.

 

Abraços,

Até a próxima

Publicado em 10/03/2012, em Windows 7. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Ricardo Berbetz

    Magnífico! Uma pergunta; depois desse processo, posso desfazer a particao com o windows 8 cp?

    • Sim claro. A partição do Windows 8 CP é apenas um VHD então se você deletar o VHD você automaticamente apaga a partição. Vou te explicar uma outra forma de remover o dual boot. No Windows 7 vá no executar digite msconfig e aperte OK. Na janela que apareceu você clica na guia Inicialização do sistema seleciona o Windows 7 e clique no botão Definir como padrão e depois clique no Windows 8 e clique em excluir e só reiniciar o computador e pronto.

      Aproveita para baixar a nova release do Windows 8 a Release Preview em pt-br no seguinte link: http://windows.microsoft.com/​pt-BR/windows-8/download.

      Qualquer dúvida é só postar, abraços.

      • Muito obrigado pela resposta. O Windows 8 realmente me surpreendeu. Agora, na sua opinião, seria muito precipitado de minha parte substituir o 7 pelo 8 no meu notebook que acabei de comprar? (comprei antes do inicio do mês, então, por óbvio, me refiro ao 8 Costumer Preview).

      • Olá Ricardo, Acho que no momento você substituir o Windows 7 pelo 8 pode ser arriscado devido a alguns drivers. Eu utilizo computador através do dual boot por VHD, mas 90% das vezes que eu uso o computador uso o Windows 8 pelo fato de usar o Hyper-V mas no meu notebook dell vostro 3550 não posso utilizar o Windows 8 porque a intel ainda não desenvolveu um driver para placas HD 2000/3000 compatíveis com o Windows 8 e quando eu instalo o Windows 8 na hora de entrar no sistema a tela fica preta e eu só consigo visualizar colocando em um monitor externo isso devido ao driver. Então eu recomendo que você utilize um dual boot mesmo para caso você possa ter problemas. No mas o sistema está muito bom e estável, acredito quem em Outubro será lançado a final.

      • Realmente, o meu sony vaio tem uma chave que modifica a placa de video a ser usada, então não há como utilizar a ntel® HD Graphics 3000. No mais, gostei muito do SO, unica coisa é que particionei o HD e se eu realmente quiser utilizar mais 0 8, terei que instalat nova cópia do Office. Obrigado por tirar minhas dúvidas =)

      • O bom de você utilizar um dual boot por VHD é que quando você criar um VHD com o tipo expandido dinamicamente por exemplo com 160gb ele vai só irá ocupar os 160gb no seu disco quando você usar os 160gb no Windows 8. Qualquer dúvida pode perguntar!

        Abraço

  2. Olá!

    Tenho o win7 por padrão e instalei o win8 n vhd. Desejo saber se caso formatar o win7 eu perderei junto o meu acesso ao win8? Uma outra dúvida, posso criar uma outra partição vhd para instalar o linux e assim ter a opção de escolher dentre os 3 SO’s durante a tela de boot? Obrigado!

    • Olá Orlando, obrigado por postar sua dúvida aqui no blog e sinta-se a vontade para postar.
      Quando você formata o seu computador você irá perder sim o seu acesso ao Windows 8 pois você irá instalar um novo SO e será necessário criar um novo dual boot com o VHD existente, se o arquivo VHD estiver na unidade formatada ele também será perdido. O sistema dual boot por VHD só é suportado por Windows Vista, Windows 7 Pro., Ult., Ent. e Windows 8 e até onde eu saiba o Linux não suporta dual boot por VHD. Em breve postarei um tutorial de como reconstruir o dual boot quando é formatado o computador.

    • Orlando, caso queria adicionar denovo do vhd do Windows 8 no boot, acabei de fazer o tutorial, acesse aqui https://henverrodrigo.wordpress.com/2012/06/13/adicionando-um-vhd-existente-no-boot/

Deixe um comentário

